WD-40® Produto Multiusos é uma das marcas mais reconhecidas, usada tanto em casa quanto por profissionais em todo o mundo.
WD-40® Produto Multiusos é considerado por muitos como o número um na solução de problemas e foi inventado em 1953, quando a agência espacial norte-americana necessitava de um produto capaz de proteger seus misseis espaciais contra oxidação.
Foi então quem uma equipe três funcionários da Rocket Chemical Company , após 40 tentativas, chegou à poderosa formula, que derivou ao nome do produto, WD-40® Produto Multiusos (Water Displacement 40³ formula).
Após um tempo, foi descoberto que alguns funcionários estavam levando o produto para casa e encontrando novas formas de usar. Isso levou Larsen a experimentar o uso do
WD-40 Produto Multiusos em latas de aerossol; disponibilizando para venda em lojas em 1958.
Depois de dois anos, a empresa havia duplicado seu tamanho, e em 1969, a Rocket Chemical Company adotou o nome de seu único produto, WD-40 Company.
Com o passar dos anos, milhares de usuários escrevem para a WD-40 Company para compartilhar seus usos exclusivos (e às vezes, inusitados) do produto para a famosa lata azul e amarela.
A fórmula é um segredo muito bem guardado, mas continua a mesma que foi inventada originalmente.
1953
A Rocket Chemical Company é fundada no dia 23 de setembro de 1953 por Norman B. Larsen, Gordon Dawson e John B. Gregory .
1957
Cy Irving assume o papel de presidente da Rocket Chemical Company.
1958
WD-40 surge pela primeira vez nas prateleiras das lojas de San Diego.
1960
A empresa quase duplica seu tamanho, crescendo para sete pessoas que vendem, em média, 45 caixas por dia, diretamente dos porta-malas de seus carros para as lojas de ferramentas e artigos esportivos de San Diego.
1961
O primeiro pedido de um caminhão cheio de WD-40 foi realizado para responder às necessidades das vítimas do furacão Carla ao longo da costa do Golfo dos Estados Unidos. O produto foi utilizado para recuperar veículos e equipamentos danificados pelas inundações e chuvas.
1969
John S. Barry é nomeado presidente e diretor general da WD-40 Company e muda o nome da empresa para o nome do seu único produto, WD-40.
1973
A WD-40 Company passa a fazer parte da bolsa de valores de N.Y. (Nasdaq – WDFC). O preço das ações aumenta 61% no primeiro dia de negociação.
1983
As vendas atingiram os 50,2 milhões de dólares. Muitas empresas tentam introduzir imitações dos produtos chegando mesmo a copiar a lata azul e amarela de tampa vermelha.
1990
Gerald Schlief é nomeado presidente, diretor de operações WD-40 Company e mais tarde diretor geral.
1993
A WD-40 Company celebra o seu 40º aniversário superando o recorde de 100 millhões de dólares em vendas. A empresa entra no ranking das dez empresas mais rentáveis da bolsa NASDAQ.
1997
Garry O. Ridge é nomeado presidente e diretor geral da WD-40 Company.
2001
A WD-40 Company adiciona a Global Household Brands ao seu portfólio de marcas. A inclusão de X-14, 2000 Flushes e Carpet Fresh transforma a WD-40 Company em um líder em produtos de limpeza e manutenção para o lar.
2003
É lançada a linha 3-IN-ONE Professional. A lata WD-40 Big Blast é apresentada nos EUA, com um bico spray amplo que aplica o produto WD-40 Multiuso de maneira rápida e eficiente em áreas grandes.
2004
A WD-40 Company adquire a 1001, a marca líder de produtos para limpeza de carpetes no Reino Unido. Além disso, amplia sua linha 3-IN-ONE Professional com a introdução de um desengraxante de alta resistência, um iniciador de motor e um lubrificante de alto desempenho.
2005
A WD-40 Company lança o WD-40 Smart Straw, que no Brasil ficou conhecido como WD-40 FLEXTOP, que conta com um canudo fixo permanentemente. Este novo sistema permite duas formas de aplicação: um spray amplo com o canudo para baixo e um jato com o canudo para cima. O WD-40 FLEXTOP também resolve a principal reclamação sobre os produtos WD-40: a perda do canudo vermelho. A linha 3-IN-ONE Professional se expande com a introdução de um lubrificante seco para ajudar a lubrificar e proteger todos os tipos de superfícies sem deixar resíduos oleosos. O removedor de manchas instantâneo para carpetes Spot Shot é lançado em uma prática embalagem spray com gatilho.
2008
A WD-40 Company converte suas latas de WD-40 Produto Multiusos tamanho tradicional para o bico FLEXTOP nos Estados Unidos. É apresentada pela primeira vez a lista oficial dos 2.000 usos do WD-40 Produto Multiusos, graças à ajuda dos membros do clube de fãs WD-40. Spot Shot apresenta dois novos produtos: Spot Shot Instant Carpet Stain and Odor Eliminator e Spot Shot Pet.
2009
A WD-40 Company apresenta o WD-40 Trigger Pro, um produto sem aerosol com a mesma fórmula de WD-40 para consumidores industriais. A WD-40 Company lança a marca BLUE WORKS. Uma linha de produtos de manutenção especializados, projetados exclusivamente para usuários industriais, com fórmulas que superam os padrões de teste da indústria.
2011
Aproveitando o conhecimento adquirido com o lançamento da marca BLUE WORKS, a WD-40 Company apresenta a linha WD-40® Specialist, uma linha de produtos especializados de primeira classe sob a marca WD-40, voltada para profissionais do setor. A linha inicial de produtos inclui um lubrificante de silicone resistente à água, um protetor de graxa de lítio branco e um spray penetrante desengripante, que contém a tecnologia Blu Torch™, uma mistura patenteada de aditivos sintéticos.
2012
A WD-40 Company funda a WD-40 BIKE Company, uma marca focada exclusivamente em produtos de manutenção específicos para ciclismo. A linha de produtos de manutenção de alto desempenho WD-40 BIKE oferece uma gama de produtos que inclui lubrificantes para correntes úmidos e secos, um desengraxante de alta resistência, um limpador de bicicletas em espuma e um protetor de quadro.
2013
A empresa WD-40 celebra seu 60º aniversário. A linha de produtos WD-40® Specialist cresceu para oito produtos. Foram adicionados cinco produtos adicionais, incluindo um removedor de ferrugem, um inibidor de corrosão de longo prazo, um lubrificante seco resistente à poeira, um desengraxante de motor e um spray limpador de contatos elétricos. Com o sucesso do WD-40 Specialist, a WD-40 Company decide descontinuar a produção da marca BLUE WORKS, aproveitando os aprendizados chave e aplicando-os.
2014
A WD-40 Company adquire a GT85, um produto de manutenção de bicicletas multipropósito que é vendido principalmente no Reino Unido.
2015
A WD-40 Company lança o WD-40 EZ-REACH nos Estados Unidos, que no Brasil ficou conhecido como WD-40 EZ-FLEX. Com um bico maleável de 20cm anexada que se dobra e mantém sua forma, possíbilitando alcançar locais de difícil acesso: espaços reduzidos de encanamento, atrás do motor, dobradiças, roldanas e muito mais.
2016
Em 2016, a WD-40 Company lança produtos com tecnologia Gravity, incluindo o WD-40 Specialist Gel Anticorrosivo. Com uma fórmula antigotejamento que permanece onde é aplicado, proporciona uma lubrificação 12 vezes mais duradoura em superfícies verticais e peças móveis.
2016
No final de 2016, quatro novas graxas de alto desempenho se juntam à família WD-40 Specialist. Sua tecnologia avançada de resistência industrial enfrenta desafios específicos de alta temperatura, pressão e umidade, permitindo que sejam trocadas no trabalho sem as consequências da contaminação cruzada.
2017
A WD-40 Company abre um novo escritório em San Diego e transfere os membros de sua tribo com sede nos EUA para uma nova área de trabalho.
2017
Em 2017, a WD-40 Company lança seu primeiro desengraxante de força industrial sem aerossol sob a marca WD-40 Specialist. Produto com fórmula à base d’água e tensoativo biodegradável que foi projetado e testado para ser mais potente, seguro e fácil de usar do que outros desengraxantes no mercado.
2019
A WD-40 Company abre um centro de tecnologia em Pine Brook, Nova Jersey, onde os membros da equipe podem realizar pesquisa e desenvolvimento interno em laboratório. A WD-40 Company abre um novo escritório em Milton Keynes e transfere os membros de sua equipe com sede no Reino Unido para uma nova área de trabalho. Garry Ridge é nomeado presidente e diretor executivo.
2020
Em 2020, é apresentado um novo design de embalagem para a linha WD-40 Specialist, alinhando com WD-40 Produto Multiuso, WD-40 Specialist e WD-40 BIKE para exibir as cores icônicas azul e amarela da marca.
© 2025 WD-40 Company.
Direitos Reservados.